domingo, 11 de junho de 2023

Atualizando para o Debian 12 a partir do Debian 11: um guia passo a passo

Este guia passo a passo mostra como atualizar com segurança para o Debian 12 “Bookworm” do Debian 11 “Bullseye” para aproveitar os recursos mais recentes!

Em 10 de junho de 2023, o Projeto Debian lançou uma versão estável do Debian 12, introduzindo muitas novas características. Portanto, os usuários estão ansiosos para experimentar as últimas inovações, aprimoramentos de segurança e atualizações de software que ele traz.

O lançamento do Bookworm receberá atualizações de segurança da equipe Debian Security até 10 de junho de 2026, quando entrará em sua fase LTS, estendendo seu suporte além de 2026 por pelo menos mais dois anos, ou seja, até junho de 2028.

Considerando os cinco anos de suporte pretendidos para o lançamento, a atualização para o Bookworm fornecerá aos usuários tranquilidade para seus servidores e PCs de mesa nos próximos anos.

Portanto, neste guia passo a passo, iremos orientá-lo facilmente através do processo de atualização para o Debian 12 “Bookworm” do Debian 11 “Bullseye”, cobrindo pontos-chave e etapas essenciais para navegar com sucesso nesta transição de versão principal.


Etapa 1: faça um backup do sistema

É altamente recomendável fazer backup de seus arquivos e configurações essenciais. Diante disso, recomendamos fazer um backup completo do sistema spara que, se algo der errado, você possa restaurar o sistema com todos os dados vitais para o estado anterior.

Além disso, você sempre pode usar um comando como o mostrado abaixo, que arquivará todos os diretórios mais críticos e seus conteúdos em um tarquivo tar.gz.

sudo tar czf /bullseye.tar.gz \
     --exclude=/bullseye.tar.gz \
     --exclude=/dev \
     --exclude=/mnt \
     --exclude=/proc \
     --exclude=/sys \
     --exclude=/tmp \
     --exclude=/media \
     --exclude=/lost+found \
     /
sudo apt update
sudo apt upgrade
sudo apt full-upgrade
sudo apt --purge autoremove
sudo reboot
Debian 11 before starting the upgrade to Debian 12.
Debian 11 antes de iniciar a atualização para o Debian 12.


Etapa 3: Verifique se há pacotes não Debian instalados



Fazemos isso porque é possível que, quando usamos nosso sistema Debian 11, tenhamos instalado software adicional de servidor ou cliente que não seja dos repositórios Debian, por exemplo, Google Chrome, VirtualBox, etc.

No entanto, isso pode causar complicações ao atualizar para o Debian 12, pois esses repositórios externos podem ainda não estar configurados para funcionar com o lançamento do Bookworm.

sudo apt list '?narrow(?installed, ?not(?origin(Debian)))'
Check for installed packages from non-Debian repositories.
Verifique se há pacotes instalados de repositórios não-Debian.

Como podemos ver, nossa verificação mostrou que, neste caso, temos uma instalação do Docker e do Google Chrome provenientes de repositórios não Debian. Então, o que fazemos em tal situação?

Nosso melhor e recomendado conselho é, se o software instalado não for crítico para suas necessidades, desinstalá-lo e reinstalá-lo após a atualização bem-sucedida para o Debian 12 para evitar problemas durante a atualização.

No entanto, neste caso, com Docker e Google Chrome, como o software é de empresas comprovadas que imediatamente tornaram seu software compatível com o Debian 12, continuaremos atualizando para o Bookworm sem removê-lo.

Mas vamos repetir - primeiro faça as verificações de compatibilidade necessárias.

Além disso, verifique os pacotes que, por algum motivo, você especificou para não serem atualizados. Você pode fazer isso executando:

sudo apt-mark showhold

Se o comando não retornar nada, não há problema em seguir em frente. No entanto, se você obtiver uma lista de nomes de pacotes, deverá permitir que eles sejam atualizados, como para cada executado manualmente:

sudo apt-mark unhold package_name



Etapa 4: atualizar arquivos de fontes de software


Os repositórios de software Debian são definidos no arquivo “/etc/apt/sources.list” e no diretório “/etc/apt/sources.list.d/”. Antes de atualizar, você deve reconfigurá-los para apontar para os repositórios Debian 12 “Bookworm”.

É uma boa prática antes de atualizar os arquivos de configuração dos repositórios de software para fazer backup dos atuais primeiro.

mkdir ~/apt
cp /etc/apt/sources.list ~/apt
cp -r /etc/apt/sources.list.d/ ~/apt
sudo sed -i 's/bullseye/bookworm/g' /etc/apt/sources.list
sudo sed -i 's/bullseye/bookworm/g' /etc/apt/sources.list.d/*
deb http://deb.debian.org/debian/ bookworm main contrib non-free non-free-firmware
deb-src http://deb.debian.org/debian/ bookworm main contrib non-free non-free-firmware

deb http://security.debian.org/debian-security bookworm-security main contrib non-free non-free-firmware
deb-src http://security.debian.org/debian-security bookworm-security main contrib non-free non-free-firmware

deb http://deb.debian.org/debian/ bookworm-updates main contrib non-free non-free-firmware
deb-src http://deb.debian.org/debian/ bookworm-updates main contrib non-free non-free-firmware
Debian 12's sources.list file.
Arquivo sources.list do Debian 12.


Etapa 5: Execute uma atualização mínima inicial


Neste ponto, seu sistema Debian 11 está pronto para ser atualizado para Debian 12. A primeira etapa é atualizar o repositório para permitir que o sistema reconheça as URLs de repositório recém-adicionadas.

sudo apt update
Packages that are waiting for an update.
Pacotes que estão aguardando uma atualização.

Você será informado de que muitos pacotes estão esperando para serem atualizados. Isso é bom, e podemos seguir em frente.

Os desenvolvedores do Debian recomendam um processo de atualização em duas partes como uma prática recomendada, portanto, procederemos dessa maneira.

  • Parte 1: atualização mínima do sistema
  • Parte 2: atualização completa do sistema

Na atualização mínima, você atualizará e atualizará todos os pacotes disponíveis sem instalar ou remover nenhum outro pacote. Execute o comando mostrado abaixo.

sudo apt upgrade --without-new-pkgs
Debian 12 minimal upgrade.
Atualização mínima do Debian 12.

Fique de olho na tela – ela mostrará informações importantes sobre alguns pacotes atualizados. Pressione “q” após a leitura para sair do pager e continuar a atualização.

Important information about any of the updated packages.
Informações importantes sobre qualquer um dos pacotes atualizados.

Além disso, o processo de atualização solicitará permissão para reiniciar os serviços sem solicitar. Escolha “Yes” e pressione “Enter”.

Accept services to be auto-restarted.
Aceite que os serviços sejam reiniciados automaticamente.

Ao mesmo tempo, você também pode ser questionado sobre o que deseja fazer com um arquivo de configuração específico. Se você não tiver certeza do que fazer, vá para os padrões pressionando a tecla “Enter” para continuar com a atualização.

Preserve changes to modified files.
Preserve changes to modified files.


Etapa 6: Atualize para o Debian 12 “Bookworm” do Debian 11″Bullseye”


Depois que a atualização mínima do sistema for concluída, execute o seguinte comando para iniciar a atualização completa.
sudo apt full-upgrade

Quando tudo estiver concluído, reinicie o sistema.

sudo reboot
Successfully upgraded to Debian 12 "Bookworm" from Debian 11 "Bullseye."
Atualizado com sucesso para o Debian 12 “Bookworm” do Debian 11 “Bullseye”.


Etapa 7: limpando pacotes obsoletos


Por fim, limpe seu sistema Debian 12 recém-atualizado removendo pacotes obsoletos que agora sobraram de sua atualização bem-sucedida e não são mais necessários.
sudo apt --purge autoremove



Conclusão


A atualização para o Debian 12 “Bookworm” do Debian 11 “Bullseye” é um processo fácil e contínuo com o conhecimento adequado e execução cuidadosa. Este guia passo a passo fornece uma visão geral abrangente dos procedimentos necessários para garantir uma atualização bem-sucedida.

By following these steps, users can take advantage of the latest features and improvements offered by Debian 12 while maintaining system stability and security.

Para obter ajuda adicional ou informações úteis, recomendamos que você verifique a documentação oficial de atualização do Debian.

Finalmente, obrigado por confiar em nossas instruções passo a passo e confiar em nossa experiência. Espero que você tenha achado nosso guia útil.


Fonte:

https://linuxiac.com/how-to-upgrade-to-debian-12-from-debian-11/



Nenhum comentário:

Postar um comentário