terça-feira, 9 de agosto de 2022

Como formatar pendrive em exFAT no Linux


Resumo: Este tutorial ensina como formatar um disco USB no formato exFAT em sistemas Linux. Ambos os métodos GUI e de linha de comando foram discutidos.

Por muito tempo o FAT tem sido a escolha padrão de sistema de arquivos para formatação de discos. É compatível com praticamente todos os principais sistemas operacionais.

O único grande problema com o sistema de arquivos FAT é que você não pode transferir um arquivo maior que 4,3 GB. Isso significa que mesmo que seu disco USB tenha 32 GB de espaço livre, se você tentar transferir uma imagem ISO ou algum outro arquivo com tamanho superior a 4 GB, a transferência falhará.

Isso cria um problema em situações como quando você está criando um USB inicializável do Windows no Linux . Você não pode usar o sistema de arquivos NTFS e FAT com restrições de tamanho de 4 GB.

Para superar as limitações do sistema de arquivos FAT, a Microsoft criou o sistema de arquivos exFAT . E neste tutorial, mostrarei como formatar um disco USB no sistema de arquivos exFAT.

A partir do kernel Linux 5.4 , o suporte ao sistema de arquivos exFAT é habilitado no próprio kernel Linux. Verifique qual versão do kernel Linux você está executando . Se for kernel 5.4 ou superior, você deve estar bem.

Caso contrário, você terá que habilitar o suporte exFAT explicitamente. Nas distribuições baseadas no Ubuntu, você pode usar esses pacotes para esse fim:

sudo apt install exfat-fuse exfat-utils

MÉTODO DE FORMATAÇÃO VIA LINHA DE COMANDO

Primeiramente instalamos exFAT utilities:

sudo apt install exfat-utils

Utilizamos este comando para descobrir qual é a localização da partição da unidade flash usb:

# sudo fdisk -l

Para formatar, devemos desmontar, no meu caso sei que após a listagem do comando anterior que é o local a ser formatado é /dev/sdb, lembrando que pode variar para outros locais como /dev/sdc1, /dev/sdc2 etc, então desmontamos, exemplo:

# umount /dev/USB_dev_file
Exemplo
# umount /dev/sdb1

E este é o comando para formatar o pen drive:

sudo mkfs.exfat -n Volume Name /dev/USB_dev_file
Exemplo
sudo mkfs.exfat -n 'PenDrive' /dev/sdb1

/dev/USB_dev_file: é o diretório

'PenDrive' é a nomeação do cartão de memória (local), que será formatado. 
Use um nome curto para nomear.


MÉTODO DE FORMATAÇÃO VIA MODO GRÁFICO

Formatar uma unidade usando GNOME Disks é um trabalho simples. Ele vem pré-instalado em várias distribuições Linux.

Conecte seu disco USB externo. Agora, procure Disks no menu e abra o aplicativo GNOME Disks. Como primeiro passo, escolha a unidade que deseja formatar e siga os passos comigo.

Atenção: Preste atenção ao disco que você está selecionando para formatar. Não formate seu disco principal acidentalmente.



Os sistemas de arquivos comumente usados ​​como Ext4, NTFS, FAT aparecerão primeiro. Para usar o exFAT, escolha “ Outro ” e clique em “ Avançar ”.


Etapa final: escolha o sistema de arquivos exFAT nesta tela e clique em Criar . Tarefa concluída!


Muito fácil, não é mesmo!


Fonte:
https://unix.stackexchange.com/questions/61209/create-and-format-exfat-partition-from-linux

https://itsfoss.com/format-exfat-linux/




Nenhum comentário:

Postar um comentário