sexta-feira, 29 de julho de 2022

Plank

Plank

Plank é uma barra de lançamento de aplicativos animados muito simples e muito leve (ou dock ) (menos de vinte MB de RAM), mas também muito estética. Sua simplicidade torna o software muito estável.

Este projeto é a base do projeto Docky , um dock que oferece mais funcionalidades.

Aqui está o que a página do projeto diz: "Plank pretende ser o dock mais simples do planeta. O objetivo é atender apenas as necessidades de um dock e absolutamente nada mais. Plank é a tecnologia subjacente do Docky (da versão 3.0.0) e visa oferecer todas as funções básicas do Docky, que adiciona coisas mais sofisticadas como Docklets, diálogos, etc.".

Plank é o dock padrão para o elementary OS , uma distribuição baseada no Ubuntu.

Abaixo está o dock no Xubuntu , com o pacote de ícones ios-seven e o tema padrão. Os ícones marcados com um ponto luminoso indicam programas abertos.
foto da prancha

Veja outras capturas de tela, em Qwant Image.

Plank NÃO FUNCIONA sob Wayland . Se o seu sistema usa este modo de exibição (agora é o modo de exibição padrão da versão oficial do Ubuntu), o dock não aparecerá.

Para o Debian:

sudo apt install plank

Desde o Ubuntu 16.04, o Plank está nos repositórios oficiais.

No Ubuntu Mate Plank é instalado por padrão a partir da mesma versão. É ativado através do Menu/Acessórios. Para desativá-lo, clique com o botão direito do mouse em seu ícone na barra de inicialização.

Caso queira instalar o Plank em outro ambiente, basta instalar o pacote plank .

Para versões anteriores a 16.04, você deve adicionar o ( PPA ) do Docky . Para fazer isso você pode:

Você pode usar este PPA mesmo no Ubuntu 16.04. Vantagem, você terá as atualizações para as versões mais recentes do Plank (a do Ubuntu não mudará). Desvantagem: você aumenta o risco de bugs.


Para o Fedora:

sudo dnf install plank plank-docklets 


Arch Linux/Manjaro:

sudo pacman -S plank


Para o openSUSE:

sudo zypper install plank


Plank pode ser usado em todos os ambientes Ubuntu: Unity , Xfce , Lxde , etc.

Para iniciá-lo, basta clicar em Plank no submenu Acessórios de seus aplicativos, ou digitando "Plank" na área de lançamento chamada pela combinação das teclas alt+F2.

Para que o Plank seja iniciado toda vez que você iniciar o Ubuntu, você deve adicioná-lo aos seus programas iniciados na inicialização com o conteúdo:

* Nome: Plank
* Comando: plank

Para o Ubuntu Mate, outra possibilidade; Para iniciar o Plank toda vez que você iniciar o Ubuntu, selecione a opção 'Ativar dock' na guia 'Painel' da ferramenta 'Mate Tweak'.


2.1 Características

Launcher : Plank permite fixar uma lista de ícones animados para iniciar seus programas favoritos.

Barra de tarefas : os ícones dos programas iniciados mudam de aparência. Além disso, os ícones que não estão fixados aparecem no dock quando você inicia o aplicativo de outra maneira.

Docklets : a partir da versão 0.11 (março de 2016), o menu de configuração do plank inclui docklets, uma lista de pequenos programas que podem ser colocados no dock e que aumentam sua funcionalidade: acesso à lixeira, exibição da hora, ocultação de todos os programas abertos , menu de aplicativos, monitoramento de uso de bateria ou processador… . Acesso: control+clique com o botão direito no dock → Preferências → Docklets.

2.2 Configurações básicas

Quando lançado pela primeira vez, o Plank fica na parte inferior da tela e exibe alguns ícones padrão.

Para adicionar ícones, existem 2 soluções:

  • Você inicia o programa. Seu ícone aparece no dock. Você clica com o botão direito nele e marca a opção "pin to dock".
  • Você arrasta e solta um aplicativo no dock a partir do menu de aplicativos e ele é fixado automaticamente lá. Você também pode arrastar um arquivo ou diretório (não apenas um programa) do seu explorador de arquivos.

Para remover ícones, também existem 2 soluções (o bloqueio de ícones não deve estar ativo em "Preferências > Comportamento"):

  • Clique com o botão direito do mouse no ícone e desmarque "pin to dock".
  • Arraste e solte o ícone para remover para fora do dock.

Você pode mover os ícones dentro do dock com um simples arrastar e soltar.

Plank tem um menu de configuração , menu acessível através de:

  • um clique com o botão direito na borda do dock (você precisa estar no limite extremo do dock, o que pode ser complicado com certos temas),
  • um ctrl + clique direito no dock (em qualquer lugar acima),
  • uma plank -preferences no terminal .

Este menu, denominado "Preferências", permite:

  • Altere o tema do dock,
  • Mude sua posição na tela (no lado direito, esquerdo, inferior ou superior),
  • escolha o tamanho dos ícones (que também podem ser ajustados sem chamar o menu "preferências", com um ctrl + wheel no dock),
  • escolha o modo de ocultação do dock: nunca oculto; ocultação automática; mascaramento inteligente; evitar janelas maximizadas,
  • definir uma ampliação (entre 1 e 100%) dos ícones do dock, ao passar o mouse sobre eles com o mouse (função "zoom on icon"),
  • adicione docklets (acesso à lixeira, tela da área de trabalho, relógio, …) arrastando e soltando o docklet desejado no dock,
  • bloqueie os ícones (guia de comportamento): eles não podem mais ser removidos do dock,
  • Algumas opções adicionais de menor importância também estão presentes.
Se ao clicar com o botão direito do mouse na lixeira, a opção "Esvaziar lixeira" não funcionar, instale o pacote trash-cli

2.3 Uso comum

Clicar no ícone de um programa o inicia. Clique novamente nele para recolhê-lo (mas ele permanece aberto). Clicar novamente o exibe novamente.

Para adicionar um arquivo ao dock, arraste e solte deste diretório no dock com seu gerenciador de arquivos ( nautilus , thunar , pcmanfm , …). Clicar no arquivo o inicia em seu aplicativo padrão (por exemplo, um arquivo jpg será iniciado no visualizador de imagens).

Para adicionar um diretório ao dock, arraste e solte este diretório no dock com seu gerenciador de arquivos ( nautilus , thunar , pcmanfm , …). Um clique no ícone trará a lista de arquivos e subdiretórios. Você pode clicar em um arquivo ou subdiretório para abri-lo.

Quando um programa é iniciado e você deseja iniciar uma 2ª sessão (janela), você deve clicar no ícone. Uma segunda janela é aberta e uma segunda marca aparece sob o ícone para indicar que 2 janelas estão abertas. Rolar o mostrador neste ícone percorre as diferentes janelas abertas. Um clique com o botão direito do mouse no ícone exibe a lista de janelas abertas.

Os ícones têm uma animação de lançamento (um pequeno salto).

Mais interessante, alguns programas exibem uma animação, por exemplo, uma barra de progresso para o gerenciador de atualização (como para Unity), ou o número de mensagens não lidas para Thunderbird. Mas para isso, o programa deve ser aberto e ter sido projetado para esse tipo de funcionalidade.

Alguns programas (e se estão abertos ou não) exibem uma lista de funções ao clicar com o botão direito do mouse em seu ícone no Plank. Por exemplo, o Thunderbird exibe "Escrever novo e-mail" e "Catálogo de endereços". O Rhythmbox exibe "Reproduzir", "Pausar", "Próximo", "Anterior".

3. Problemas conhecidos

  • Se uma barra semitransparente aparecer no XFCE alguns centímetros acima do encaixe, vá para o gerenciador de configurações do XFCE > ajustes de janela > guia "compositor" e desmarque "mostrar sombras nas janelas do encaixe".
  • Se o Plank não salvar suas alterações em suas preferências, saia dele e edite as preferências diretamente com a ferramenta dconf-editor . As preferências do Plank com o dconf-editor (sem o sudo) estão localizadas em: /net/launchpad/plank/docks/…/
  • Se o Plank for lançado muito cedo, poderá entrar em conflito com outro programa. Nesse caso, você pode atrasar seu lançamento por alguns segundos colocando na linha "Command": sh -c "sleep 5; plank" . Neste exemplo, o lançamento do Plank é atrasado em 5 segundos.
  • Ao clicar com o botão direito do mouse no docklet Lixo, você tem a opção Esvaziar Lixo . Se isso não funcionar, instale o pacote trash-cli .
  • Normalmente, quando você inicia um programa do dock, seu ícone exibe um ponto colorido para indicar que o programa foi iniciado. Em alguns casos, esse ponto não aparece, mas um segundo ícone do programa é lançado no dock, com o famoso ponto. Este ícone desaparecerá ao fechar o programa. Para resolver esse problema de duplicação de ícones, clique com o botão direito do mouse no segundo ícone e marque "Pin to dock". Agora você tem 2 ícones permanentes do seu software no dock. Remova o primeiro (o que está com defeito). O problema normalmente é resolvido: no próximo lançamento, haverá apenas um ícone no dock (o segundo).
  • O Plank não aparece em todas as áreas de trabalho: isso acontece se o Plank for iniciado a partir de seu ícone no menu. Se iniciado automaticamente na inicialização da sessão ou no console, ele deve aparecer em todas as áreas de trabalho.
  • Após algumas atualizações, alguns lançadores fixados estão desaparecendo (não estão mais fixados). Este é o caso, por exemplo, do Firefox. A solução pode ser criar um iniciador personalizado, conforme explicado em Iconizar um site no Plank .
  • Muito raramente o software não inicia. Se você iniciá-lo em um terminal, verá uma mensagem " [ERROR 17:21:47.017176] [Utils:42] GSettingsSchema 'net.launchpad.plank' not found ". Normalmente sudo glib-compile-schemas /usr/share/glib-2.0/schemas/  corrige o problema.

4.1 Temas

Para escolher um tema, vá até Preferências conforme indicado acima para selecionar um tema: Preferências → Aparência → Temas .

Existe um PPA para instalar automaticamente um pacote de muitos temas. Está disponível para Ubuntu:

Também é possível baixar manualmente temas para Plank da web, por exemplo aqui . Em seguida, baixe o tema de seu interesse (geralmente como um arquivo compactado) e descompacte-o na pasta .local/share/plank/themes/ oculta em sua pasta pessoal . Você terá então um diretório com o nome do tema (por exemplo Appolo, ou cratos-lionplank, temas bastante conhecidos).

4.2 Criar ou modificar um tema

Um tema consiste em um diretório que contém 2 arquivos de texto muito simples: dock.theme e hover.theme . O nome do diretório é interpretado pelo Plank como sendo o nome do tema (este é o único lugar onde este nome é indicado).

O arquivo importante é dock.theme . É composto por 2 partes:

  • [PlankTheme] , que gerencia o design e a cor do próprio dock.
  • [PlankDockTheme] , que gerencia o restante da skin (sombras, espaço entre ícones, como enfatizar ícones de programas abertos, …).

Cada parte está estruturada em blocos de 2 linhas: uma linha de comentário explicativo em inglês (que começa com um #) e uma linha de parâmetro. Cada bloco de 2 linhas é especializado em um parâmetro (tamanho da borda, cor da borda, …).

Se você lê inglês, modificar um tema é muito simples. Por exemplo :

#The padding on the left/right dock edges, in tenths of a percent of IconSize.
HorizPadding=5

Portanto, é muito fácil modificar este parâmetro para passá-lo para 0% do ícone, ou para 15%….

Para criar um tema modificado:

  • recuperar um tema existente,
  • copie-o para um novo diretório em .local/share/plank/themes . O nome deste diretório será o nome do seu tema (deve ser diferente do nome do tema original),
  • modifique dock.theme como quiser com seu editor de texto (mousepad, gedit, pluma, …). Se o tema em que você está trabalhando for o tema ativo do Plank, você verá as alterações acontecerem em tempo real toda vez que salvar uma nova alteração no dock.theme .

4.3 Lubuntu e openbox

O Openbox (que é, entre outras coisas, o gerenciador do Lubuntu ) não gerencia a transparência, e a renderização do plank é, portanto, feita (seja qual for o tema) com docks "full", do tipo dashboard: o dock e seus ícones são enquadrados por um fundo colorido opaco.

Para encontrar um aspecto "3D", você deve adicionar ao openbox um compositor gerenciando a transparência, por exemplo o Compton muito leve e eficiente .

4.4 Elementar OS

Elementary OS tem incorporado o Plank em seu projeto de desktop Pantheon para Ubuntu (muito inspirado no Mac OS ), há uma interface de configuração específica do Plank no painel de controle do Pantheon, separada da do plank. Essa interface é muito básica e não cobre todos os recursos. Para ir além, você pode instalar o utilitário de ajuste do elementaryOS , que é iniciado por meio do painel de controle.

Embora claramente não seja projetado para uso muito complexo (neste caso, é melhor usar outro dock, como Docky ou Cairo-dock ), você pode "ajustar" com o Plank. Aqui estão algumas dicas:

5.1 Acesse o menu de configuração da prancha

Se você quiser ter as preferências nas "Configurações" do Ubuntu, crie um launcher específico. Crie o arquivo ~/.local/share/applications/plank-preferences.desktop , copie o seguinte conteúdo nele e salve:

[Desktop Entry] Name=Plank préférences Comment=Préférences du dock plank Exec=plank --preferences Icon=plank Terminal=false Type=Application Categories=Settings; StartupNotify=false

A opção de preferências do Plank aparece no submenu Configurações do Ubuntu e (dependendo do ambiente de desktop que você está usando) também pode aparecer no Painel de Controle do Ubuntu.

Ao acessar o diretório /.local/share/applications/ , você também pode arrastar e soltar plank-preferences.desktop no Plank. O menu será então acessível através do seu próprio ícone. Este diretório sendo um diretório oculto, você deve primeiro fazê-lo aparecer através de um ctrl+H no seu explorador de arquivos ( nautilus , Thunar , PcManFm , …).

5.2 Agrupe aplicativos em um único ícone dock

(neste caso, este ícone funciona realmente como um menu). Este recurso usa o padrão "Quicklist" do freedesktop.org, permitindo que opções sejam adicionadas aos arquivos .desktop.

A - em modo gráfico

  • Crie uma pasta (por exemplo plank/Utilities ), em sua pasta pessoal .
  • Com o gerenciador de arquivos , abra a pasta /usr/share/applications , onde estão os atalhos (arquivos com extensão .desktop ) de todos os aplicativos instalados.
  • Copie e cole os atalhos que lhe interessam em /plank/Utilities .
  • Arraste e solte do diretório para Plank: um novo ícone agrupando os programas selecionados aparece lá.
  • Chame a lista de programas clicando com o botão esquerdo neste ícone.

B - Em modo texto

  • Crie um arquivo de texto .desktop com qualquer nome (por exemplo , Divers.desktop ) na pasta .local/share/applications/ oculta de sua Pasta Pessoal .
  • Copie algo assim para ele:
[Desktop Entry]
#Nome e ícone da lista de programas no Plank
Name=MISCELLANEOUS
Icon=brazero
Type=Aplicativo

#Resumo da lista de launchers (lista de programas) que aparecerá quando você clicar com o botão direito do mouse no ícone do Plank
#os nomes dos os lançadores (Ação= ...] são GRATUITOS

Ações=Calculadora;Captura de tela;plank-preferences;Editar #Detalhes do lançador

#Os
nomes de cada lançador ([Ação da Área de Trabalho ...] deve CORRESPONDER àqueles chamados pela lista CI -ABOVE
# os nomes que aparecem na lista de programas (Nome=...) são GRATUITOS

[Desktop Action Calculator]
Name=Calculette
Exec=gnome-calculator
Icon=gnome-calculator

[Desktop Action Screenshot]
Name=Screenshot
Exec=xfce4-screenshooter
Icon=xfce4-screenshooter

[Desktop Action plank-preferences]
Name=plank-preferences
Exec=plank --preferences
Icon=plank

[Desktop Action Modif]
Name=Modif launcher
Exec= mousepad /home/USER/.local/share/applications/divers.desktop
Ícone=mousepad
  • Clique com o botão direito para acessar a lista de aplicativos (e não clique com o botão esquerdo como na opção com diretórios).

5.3 Adicionar uma lista rápida em um aplicativo

Este recurso usa o padrão "Quicklist" do freedesktop.org, permitindo que opções sejam adicionadas aos arquivos .desktop.

Copie o .desktop do aplicativo de seu interesse de seu local original (/usr/share/applications) para sua conta de usuário (/home /you /.local/share/applications).

Abra este .desktop copiado e adicione sua lista rápida no final. O exemplo a seguir é para thunar:

Ações=Música;Documentos;

[Desktop Action Music]
Name=Música
Exec=thunar /home/chris/Music

[Desktop Action Documents]
Name=Documents
Exec=thunar /home/chris/Documents

Remova o ícone do Thunar do seu dock (ele aponta para o .desktop original) e arraste e solte de /home /you /.local/share/applications, para ter um novo iniciador com sua lista rápida. Clicando com o botão direito do mouse no ícone, você terá agora um menu com acesso direto aos 2 diretórios mencionados (ou aqueles que você escolheu).

Alguns programas já vêm com listas rápidas: libreoffice, Thunderbird, … mas você pode adicioná-los ou modificá-los.

Icone um site no Plank

O Plank foi feito para iniciar o xxx.desktop localizado no diretório oculto .local/share/applications da sua Pasta Pessoal . Vamos, portanto, criar o .desktop que está bem. Veja o exemplo da Wikipédia .

  • Terminal de lançamento
  • Criação do .desktop: gedit ~/.local/share/applications/wikipedia.desktop (você pode colocar outro nome de .desktop, ou substituir o gedit por outro editor). Um arquivo vazio é aberto. Colar em:
[Desktop Entry]
Name=Wikipedia
Comment=Wikipedia
Exec=firefox https://fr.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Home_main
Type=Application
Categories=Network
Icon=gnome-web-browser
  • Salvar e fechar.
  • Com seu navegador de arquivos, arraste e solte do Wikipedia.desktop (que está no diretório .local/share/applications/ oculto) para o Plank.
  • Observações:
    1. a linha importante é a linha "Exec=". É aqui que você define o navegador a ser iniciado (Firefox, Midori, etc.) e principalmente o endereço do site de destino. Você pode solicitar a abertura de vários sites, separando-os com um espaço.
    2. A linha "Icon=" define o ícone que aparecerá na prancha, mas também nos menus.
    3. A linha "Categorias=Rede" exibirá seu ícone na categoria "Internet" do seu menu. Se você deixá-lo livre, seu ícone aparecerá na categoria "Outros". Se você removê-lo completamente, o ícone do seu site não aparecerá no menu do aplicativo. A lista de categorias disponíveis está aqui .

5.4 Adicione o menu Whisker do Xubuntu no Plank

O menu Whisker é exclusivo do Xubuntu. Normalmente só funciona em um painel, mas você pode criar um lançador para ele que pode ser colocado na prancha.

A - Criando um launcher na área de trabalho

Veja um resumo em vídeo .

  • Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho > "Criar lançador".
  • Insira um nome e um comentário de sua escolha ("Menu", por exemplo).
  • No campo "Command", indique xfce4-popup-whiskermenu (com uma opção -p - a exibição é um pouco diferente)
  • Clique em "Ícone" e indique o que mais lhe convier (por exemplo xfce4-whiskermenu , o ícone oficial).
  • Registrar
  • Clique com o botão direito do mouse no iniciador> propriedades> permissões> marque "Permitir que este arquivo seja executado como um programa".
  • Coloque o launcher onde quiser, mas a lógica é que você o coloque na pasta oculta ~/.local/share/applications . É esta pasta que normalmente hospeda seus lançadores específicos.
  • Arraste e solte o iniciador de sua pasta inicial para o dock.

O menu de bigodes lançado via prancha tem uma limitação: você não pode mais acessar o menu de propriedades para alterar a aparência e a organização do menu. Para contornar esse limite, coloque o Whisker em um painel do Xfce > clique com o botão direito do mouse em seu ícone > propriedades e configure de acordo com suas preferências: essa configuração será assumida pelo menu lançado no Plank.

B - Adicionando um lançador no menu Whisker

  • Clique com o botão direito do mouse no menu Whisker> "Editar aplicativos".
  • Adicione um lançador.

Nome do lançador : Menu Whisker

Descrição : lançador de aplicativos

Comando : xfce4-popup-whiskermenu

Ícone : Coloque o ícone de sua escolha

Em seguida, salve o lançador criado.

  • Por fim, no menu Whisker, arraste e solte o lançador criado no dock.

5.6 Crie várias docks do Plank

Esta seção é útil para iniciar vários encaixes em várias telas .

• Modifique a posição e configuração do primeiro encaixe digitando no terminal .

plank --preferences

• Crie um novo dock digitando no terminal .

plank -n dock2 --preferences

dock2 é o nome do novo dock criado. Modifique a posição e as configurações do novo encaixe.

• Finalmente, para iniciar automaticamente os dois docks no início de sua sessão gráfica . É necessário adicionar nos programas lançados na inicialização o conteúdo:

primeira doca

* Nome : Plank * Commande : plank

segunda doca

* Nom : Plank -n dock2 * Commande : plank -n dock2

5.7 Insira espaços (separadores) no dock

Você está começando a ter muitos ícones em seu dock e gostaria de separar visualmente os grupos de atalhos. O Plank não oferece separadores por padrão, mas você pode criá-los com bastante facilidade…

- Com ícones transparentes:

  • Inicie o LibreOffice Draw, que abre uma página em branco.
  • Clique em File>Export e salve escolhendo um formato como svg, um nome como space1 e como destino qualquer diretório de sua casa existente ou a ser criado. Você pode escolher outro formato de ícone: png, etc.
  • Repita a operação quantas vezes quiser os separadores, alterando o nome a cada vez ( espaço2, espaço3, etc.) e saia do Draw sem salvar.
  • Arraste e solte esses arquivos no seu dock onde quiser. Seus separadores são funcionais e podem ser movidos à vontade.

Em vez do Draw, você pode usar outras ferramentas de criação gráfica como Gimp, Pinta… Em geral, você deve primeiro remover o fundo branco que aparece ao abri-lo (selecionar tudo e remover).

Pequena desvantagem deste método, se você clicar acidentalmente no separador, seu ícone transparente abre no visualizador de imagens ou qualquer outro programa associado a svg, png… Se isso o incomoda, então prefira o seguinte método.

- Com lançadores inativos cujo ícone é transparente:

  • crie um único ícone transparente, conforme descrito acima e nomeie-o, por exemplo, space.svg
  • inicie seu editor de texto e cole isso na página que se abre (preenchendo cuidadosamente o caminho para o seu ícone):
[Desktop Entry] Name=espace Exec=0 Type=Application Icon=/home/<le chemin de votre icône>/espace.svg
  • Salve este iniciador em /home/<seu nome de usuário>/.local/share/applications/espace1.desktop
  • Antes de fechar seu editor de texto, salve este mesmo launcher em /home/<seu nome de usuário>/.local/share/applications/espace2.desktop
  • Continue assim quantas vezes quiser separadores ( espaço3, espaço4, etc.) e saia do editor de texto.
  • Arraste e solte esses arquivos no seu dock onde quiser. Seus separadores são funcionais e podem ser movidos à vontade.

Claro, você pode, conforme explicado no § 5.6 acima, criar vários encaixes que podem até ser colocados em uma única borda da tela, se necessário: por exemplo, você pode escolher na opção Alinhamento colocar um no início, outro no final e um ou mais outros "centrados" cujo deslocamento será ajustado para organizá-los exatamente no local desejado.
Visualmente, a renderização das separações é ainda melhor. Mas, por outro lado, cada dock deve ser configurado separadamente e não estamos imunes a deslocamentos e sobreposições.
Em particular, se em programas iniciados na inicialização você vir dock reload cujo comando é dock-replace, desative-o: ele foi projetado para evitar qualquer atraso entre o dock principal e um painel, mas faz com que todos os outros docks desapareçam da tela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário