domingo, 3 de fevereiro de 2019

Como instalar/desinstalar o software AMD Radeon™ Driver AMDGPU-PRO no Debian 9

Neste post, iremos aprender como ver como instalar o driver AMDGPU-PRO no Debian 9, a partir da versão feita para ubuntu 16.04. Meu PC usa uma GPU RX 580 da AMD, assim este software serve para desempenhar melhor performance gráfico.

Instalação do Driver AMDGPU-PRO

Há quatro etapas simples envolvidas na instalação do driver AMDGPU-Pro: Download, Extrair, Instalar e Configurar. As instruções para executar a instalação destinam-se a uma instalação do Ubuntu de 16.04 e devem levar menos de 10 minutos para serem concluídas. Antes de instalar o driver, uma nota rápida sobre como verificar se o seu sistema já possui o AMDGPU-PRO instalado. Além disso, a melhor prática recomendada é atualizar o sistema antes de iniciar a instalação do driver, com:

sudo apt update
sudo apt dist-upgrade
sudo reboot

Checagem de sistema

A maneira mais fácil de descobrir se você tem o AMDGPU-Pro já instalado no seu sistema Ubuntu é consultar o gerenciador de pacotes Debian.

O uso do seguinte comando em um terminal fornecerá a versão da pilha AMDGPU-Pro em seu sistema ou informará que não há pacotes encontrados:

dpkg -l amdgpu-pro

Baixar

Um link direto para baixar o driver Linux AMDGPU-PRO é fornecido abaixo e também está disponível na Página de Download do Driver. Este arquivo tem uma extensão "tar.xz" que reflete um algoritmo de compactação mais efetivo que (na maioria dos casos) cria um archive menor que o formato gzip mais comum.

Versão do Driver AMDGPU-PRO 17.40 para o Ubuntu 16.04.3

NOTA: Esse arquivo também pode ser localizado na Página de download do Driver, localizando o cartão e selecionando o link do driver Linux.

Extrair

Após o download do arquivo, extraia o conteúdo para um local temporário do qual você possa instalá-lo. O exemplo abaixo supõe que você tenha baixado o arquivo para / tmp e irá extrair para o mesmo local. Se o seu arquivo foi baixado na pasta ~ / Downloads / por padrão, você também pode extrair e instalar a partir daí, e depois você pode remover os arquivos de instalação.

(Notas: Por favor, substitua o "NNNNNN" na seguinte linha de comando com o número de compilação atual do arquivo baixado)

cd /tmp
tar -Jxvf amdgpu-pro-17.30-NNNNNN.tar.xz

Instalar

Depois que o arquivo for expandido na máquina local, execute o script incluído (amdgpu-pro-install) para instalar a pilha de gráficos. Durante a instalação, você deverá fornecer acesso ao sudo e também fornecer duas confirmações para:

Instale os pacotes e
Permitir a instalação de pacotes "não verificados" do arquivo AMDGPU-PRO.

O script usará o gerenciador de pacotes para instalar os componentes da pilha de gráficos, com um pequeno atraso durante a instalação do DKMS (Dynamic Kernel Module Support). No diretório em que você extraiu o archive, emita o seguinte comando:

(Notas: Substitua o "NNNNNN" na seguinte linha de comando pelo número de compilação atual do arquivo baixado.)

cd amdgpu-pro-17.30-NNNNNN
chmod +x amdgpu-pro-install

Atenção: Nesta etapa você deverá abrir o script "amdgpu-pro-install" e substituir a palavra 'ubuntu' por 'debian' que está em uma linha de comando, depois salve este arquivo.  

Adicionamos a arquitetura i386:

# sudo dpkg --add-architecture i386

Executamos o script de instalação:

./amdgpu-pro-install –y
sudo reboot 

Configurar

Certifique-se de que sua conta de usuário seja um membro do grupo "video" antes de usar o driver vulkan. Você pode encontrar os grupos dos quais é membro com o seguinte comando:

groups
         
Para adicionar-se ao grupo de vídeos, você precisará da senha sudo e poderá usar o seguinte comando:

sudo usermod -a -G video $LOGNAME  

Você precisará fazer log fora e novamente para ativar essa mudança.

Desinstalando o driver AMD GPU-PRO

Se, por algum motivo, você desejar remover a pilha de gráficos AMDGPU-PRO, poderá fazer isso usando o script de desinstalação que fazia parte da instalação e está presente em seu caminho. No prompt de comando, digite o seguinte comando:

amdgpu-pro-uninstall

Instalando o Componente ROCm (Opcional)

Este pacote de driver AMDGPU-Pro incorpora o componente ROCm que pode ser instalado opcionalmente para executar aplicativos Compute / OpenCL. Você pode instalar o componente emitindo o seguinte comando:

sudo apt install -y rocm-amdgpu-pro

Configurando o Componente ROCm Opcional
A variável de ambiente LLVM_BIN precisa ser definida antes de executar aplicativos ROCm.

Para configurá-lo temporariamente ao executar um comando ROCm individual, como clinfo, use:

env LLVM_BIN=/opt/amdgpu-pro/bin /opt/amdgpu-pro/bin/clinfo

Para defini-lo permanentemente para todos os bash e outros sh-like usuários shell, você pode usar o seguinte comando:

echo 'export LLVM_BIN=/opt/amdgpu-pro/bin' | sudo tee /etc/profile.d/amdgpu-pro.sh

Consulte a Ajuda da Comunidade de Variáveis ​​de Ambiente do Ubuntu  para obter mais informações.

Para configurá-lo permanentemente para todos os usuários csh, você pode usar o seguinte comando:

echo 'setenv LLVM_BIN /opt/amdgpu-pro/bin' | sudo tee /etc/profile.d/amdgpu-pro.cs



Fonte: 
https://www.amd.com/en/support/kb/faq/gpu-635

Nenhum comentário:

Postar um comentário