quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

SKIPPY-XD: Um Expor-Like alternador de janelas para XFCE, LXDE, etc

Skippy-XD é um leve selecionador de janelas em tela cheia para o X11, semelhante ao efeito Exposé do Mac OS X, muito útil para ambientes desktop como Xfce ou Lxde, que não tem esse recurso por padrão.

Há o Compiz e KWin plugins, que oferecem funcionalidade semelhante (no GNOME Shell está embutido) no entanto, Skippy-XD deve trabalhar com praticamente qualquer gerenciador de janelas compatível NETWM ou GNOME WM Especificações: Xfwm4, OpenBox, FluxBox, WindowMaker, IceWM e assim por diante.


Skippy-XD pode ser acionado por teclas de atalho e exibir miniaturas de janelas na área de trabalho atual, o que lhe permite escolher facilmente uma janela usando o mouse ou o teclado. Você também pode fechar as janelas por meio de cliques.

A aplicação suporta live previews, vídeos incluídos, e usa de composição, mas somente quando você pressionar a tecla de atalho para exibir o seletor de janela.

O desenvolvimento do Skippy-XD está estagnado por um tempo, mas agora ele tem um novo mantenedor e parece estar ativo novamente. Recentemente, o aplicativo recebeu apoio para as janelas de fechamento (botão do meio), dica de posições customizáveis, teclas de movimento VI (h,j,k,l) e muitas correções de bugs. Agora, Skippy-XD não exibe as decorações das janelas, mas de acordo com um relatório de bug, isso deve mudar em breve.


Instalação do Skippy-XD no Ubuntu


Os usuários do Ubuntu podem instalar a última versão Skippy-XD do GIT usando um PPA. Adicione o PPA e instale o Skippy-XD usando os seguintes comandos:

$ sudo add-apt-repository ppa:landronimirc/skippy-xd-daily

$ sudo apt-get update

$ sudo apt-get install skippy-xd

Você também pode precisar criar um arquivo de configuração chamado "Skippy-xd.rc" em ~/.config/skippy-xd/. Você pode instalar o arquivo de configuração Skippy-XD padrão usando os comandos abaixo:

$ mkdir -p ~/.config/skippy-xd

$ wget https://raw.github.com/richardgv/skippy-xd/master/skippy-xd.rc-default -O ~/.config/skippy-xd/skippy-xd.rc


Este arquivo tem várias opções para Skippy-XD que você pode mudar: a freqüência de atualização da janela, cores, opacidade, emperramentos do mouse e assim por diante.

Usuários do Arch Linux pode instalar a última versão do Skippy-XD do GIT via AUR.

Para outras distribuições Linux, você pode pegar o código fonte Skippy-XD do GitHub.

Relatar quaisquer bugs que você pode encontrar @ GitHub.

Uso

Skippy-XD tem um bug e não exibe as janelas minimizadas. Existe um trabalho em torno disso disso que é usar um script criado por B. Murphy. Baixe e instale o script usando os seguintes comandos:


sudo apt-get install xdotool

wget https://raw.github.com/hotice/webupd8/master/skippy-xd-fix -O /tmp/skippy-xd-fix

sudo install /tmp/skippy-xd-fix /usr/local/bin/


Agora vamos atribuir um atalho de teclado para "/usr/local/bin/skippy-xd-fix" a partir das configurações do sistema. Se você estiver usando Xfce, você pode atribuir um atalho de teclado para a janela de selecionador Skippy via Configurações > Teclado, na aba de Atalhos de Aplicativos, clique em "Adicionar" e sob o comando, use "skippy-xd-fix".

Veja como configurar ligações de teclado para Openbox | Fluxbox.

Se você quiser usar o daemon Skippy-XD em vez disso, veja esta página wiki.

Para configurar um hot corner (local de tela para clicar) para Skippy-XD sob Xfce, LXDE, etc, você pode usar um aplicativo chamado Brightside.

Nenhum comentário:

Postar um comentário